Facebook

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Carnaval São Paulo 2015 | Análise de Samba: Acadêmicos do Tatuapé


""Ouro" - Símbolo da Riqueza e Ambição"


Compositores: Rodrigo Minueto, Vitor Gabriel e Vaguinho
Intérprete Oficial: Vaguinho e Wander Pires


Hoje o povo vai cantar....feliz
Minha vida meu lugar..... Minha raiz
Tatuapé o meu maior tesouro
Gira meu pavilhão... É ouro


A luz da poesia
Clareia o meu caminhar
Dourado, metal precioso
No Egito eu vi brilhar
Na mitologia num toque refletiu
Seu brilho que ao mundo seduziu
Pureza nas antigas civilizações
Nobreza coroando as nações
No meu Brasil, é arte, luxo e ambição
Com Chico Rei....libertação
Força, fé e adoração

Ora Iê Iê ô.....
Ora Iê Iê.... Oxum
Senhora do ouro de toda riqueza
Ora Iê Iê... Oxum


Ouvi...
Lendas do folclore popular
Quanta alegria em cada olhar
Piratas em busca do ouro
Mil tesouros, encantos infantis
São prêmios, conquistas e glórias
É ouro...
Quero a vitória, medalhas e louros
Na força da nossa união
O sonho de gritar é campeão


Análise do Samba

Depois de ter sido eleito o melhor samba enredo de 2014 não só por mim, mas por diversos críticos e sambistas, a Escola Acadêmicos do Tatuapé tinha uma forte missão de novamente escrever e cantar mais uma belo samba e com o enredo sobre o ouro. A escola novamente fez mais um belo samba pela terceira vez seguida que levanta muito e parece que o capricho para fazer desde os versos e como Vaguinho vai interpretar é bem estudado, é claro isso. A começar pela interpretação novamente da dupla Vaguinho e Wander Pires que deu tão certo em 2014 que ambos conseguiram fazer um ótimo papel e a mesma nota em 2015 e destaco Vaguinho como um grande intérprete, pois não basta cantar, tem que impor o que está escrito na letra, aliás, letra que foi muito bem escrita e destaco os dois belos refrões que além de estar muito bem composta tem uma melodia muito lúcida e de incrível percepção. Houve alguns deslizes nas estrofes como na primeira que não teve um aproveitamento mais rico, mas não o problema mesmo foi a segunda estrofe que é o maior dos problemas dos sambas atualmente que deixar uma composição da atualidade do enredo, e nesta estrofe houve uma certa desorganização dos itens citados que ligam ao tema que é o ouro e quando isso acontece gera problemas, mas é de fácil decoração e bom para cantar graças a uma ótima melodia feita pela escola. Finalizando eu acredito que o samba será um dos mais cantados por conta dos dois refrões, mas o carro de som da Escola não funcionou tão bem quanto no CD nos últimos dois anos, tanto que perdeu pontos até na apuração oficial e aqui comigo, mas ficou em segundo lugar.




Um comentário:

André Santos disse...

Incrível todas as analises dos sambas, mesmo nao concordando com algumas notas e observacoes é bom que alguem leve o nosso carnaval sempre em destaque. Está de parabéns pela iniciativa e criatividade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...